terça-feira, 11 de maio de 2010

O amor em tempos de crise

Ana Carolina Seara

“E foram felizes para sempre” quem não leu essa frase em alguma história infantil? E essa frase parece ecoar nos dias de hoje em uma busca incansável das pessoas pelo amor verdadeiro, aquele que vai salvá-las dos problemas cotidianos e trazer a felicidade.

Mas o que de fato as pessoas buscam se a Cinderela e a Branca de Neve não esperam mais adormecidas, e os príncipes encantados também já não se dão ao trabalho de escalar as altas paredes para salvá-las? Os personagens da vida cotidiana ao mesmo tempo em que buscam esse tal do amor, precisam se ocupar em adaptar suas necessidades à nova ordem. Jovens que demoram muito mais pra construir suas vidas, as graduações e pós-graduações que nunca são suficientes para o feroz mercado de trabalho - e o que se vê são adolescentes aos 30 anos tentando sair da casa dos pais.

Se a fantasia e as fábulas com final feliz podem ser a fuga para o amor e os relacionamentos, a realidade bate a porta para um mundo que não é mais aquele dos nossos pais. A Cinderela não dorme mais e não se contenta com os afazeres domésticos e os príncipes precisam se ocupar muito mais em investir para comprar o “cavalo” e construir seus “castelos”, então qual é a saída?

Nesses tempos de crise, entramos por um caminho que parece não ter mais retorno. Amélia morreu. É preciso enterrar a morta. E criar uma nova história para os tempos modernos. A reconstrução dessa história é um caminho individual de percorrer a estrada, de tirar do baú aquilo que fundamenta cada busca e poder escrever uma história única. A minha. A sua. E, quem sabe, a nossa história. Que por certo não pode ter final feliz, porque o final só é escrito quando acaba. Mas que pode ser mais verdadeira e satisfatória para os príncipes e princesas modernos.

2 comentários:

  1. Oi Ana, muito legal seu artigo, eu nesse momento estou sentindo na pele esse assunto de um final que não era o esperado!!!Mas que a vida nos põe a prova para através disso criarmos sabedoria...
    Fernando F Filter

    ResponderExcluir
  2. Pois é Fernando, nossa vida é uma história com vários capítulos, mas o final só pode ser escrito no último dia das nossas vidas. Enquanto isso vamos aprendendo, pois tudo muda o tempo todo..e não podemos deixar de aproveitar cada experiência para nos prepararmos para os novos e misteriosos capítulos que estão por vir..

    ResponderExcluir